Sindhospi realiza Seminário de Gestão em Saúde
Jefferson Campelo dando as boas vindas aos participantes

No último sábado, dia 02 de dezembro, o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi) promoveu o Seminário Gestão e Saúde dentro da programação de atividades da Feira Hospitalar do Piauí. Com o tema “Excelência da Gestão como Estratégia de Negócio”, o evento foi realizado em parceria com o GP1 Cursos e o Sebrae Piauí, no Atlantic City.

A programação do seminário iniciou com o Painel “Gestão Estratégica”, com a participação de Carlos Tarrason, da Cluster Consulting, que apresentou o diagnóstico, as estratégias e desafios de desenvolvimento do Cluster de Saúde. Os clusters são concentrações de empresas do mesmo negócio em um mesmo local.

Durante sua fala, ele destacou o potencial do Polo de Saúde da capital e compartilhou os resultados após os quatro meses dessa primeira fase. “Um dos clusters que se destacou na pesquisa feita pela empresa Cluster Consulting, foi o setor de saúde. Com 1430 empresas que empregam quase 24 mil pessoas em Teresina, a saúde chega a movimentar um montante de 20 milhões de reais por mês”, pontuou.

Em seguida, o presidente do Sindhospi, Jefferson Campelo, falou sobre as ações da Câmara Setorial da Saúde em prol do fortalecimento do Polo Empresarial de Saúde e os esforços para garantir que ele se torne um moderno Centro de Negócios. “Hoje as maiores dificuldades que temos para garantir a expansão do Polo de Saúde dependem de políticas públicas como saneamento, segurança e energia elétrica. Tudo isso não depende do empresariado”, disse.

Jeffersob Campelo também afirmou que a rede hoteleira localizada nas proximidades do Polo precisa ser estruturada. Segundo ele, as pensões não possuem condições mínimas para receber os hóspedes. Ainda de acordo com o presidente, o Sindhospi já entrou com um pedido junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) para aumentar os limites físicos do Polo em virtude do crescimento de grandes empresas de saúde na zona leste de Teresina.

A representante do Sebrae nacional, Léa Lagares, apresentou as estratégias do Sebrae para o setor de saúde destacando a importância do serviço 4.0 (inovação e tecnologia) no setor de saúde. “A quantidade de inovação e tecnologia disponíveis nesse setor são inúmeras e se vocês não se apropriarem disso é um risco muito grande para o Polo. Uma outra estratégia que o Sebrae tem utilizado é o encadeamento produtivo com a aproximação de médias e grandes empresas”, pontuou.

Durante todo o dia vários temas foram abordados por meio de painéis como gestão estratégica das despesas, compliance trabalhista, impacto da Reforma Trabalhista nas empresas, linhas de financiamento para pequenas e médias empresas, gestão estratégica de pessoas, desafios da certificação da Organização Nacional de Acreditação, aspectos importantes na contratação com planos de saúde, cooperativas de crédito e impacto da tecnologia na Medicina.